Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O CDB é dividido em duas modalidades:

CDB Pós-Fixado:

No CDB pós-fixado, você só conhecerá a valorização de seu rendimento no vencimento da aplicação.
Remuneração: É composta por uma taxa de juros pré-estabelecida na data da aplicação mais uma taxa variável que utiliza certo índice.
Liquidez: Diária.
No fluxo de Caixa, quando uma aplicação financeira do tipo CDB pós-fixado não possui cotação em uma determinada data, o sistema irá levar em consideração a última cotação anterior à Data.
Obs.: A aplicação financeira do Tipo CDB pós-fixado só irá aparecer no fluxo de caixa, caso o vencimento da aplicação esteja dentro do período do fluxo.

CDB Pré-Fixado:

É a única modalidade de aplicação financeira dentre as disponíveis no mercado em que o investidor sabe, no ato da aplicação, o valor do resgate, pois a taxa no prazo contratado é mantida independentemente da situação do mercado financeiro.
Remuneração: É composta unicamente por uma taxa de juros fixa determinada na data da aplicação, sempre referida ao ano.
Liquidez: Somente no vencimento da aplicação.
Os resgates realizados nos 30 primeiros dias de aplicação terão incidência de IOF calculados através da tabela regressiva de IOF, já a incidência de IR é calculada utilizando 20% nos rendimentos gerados em 2004 e pelo uso da tabela regressiva de IR para os rendimentos gerados a partir de 2005.  Tais impostos serão pagos sobre os rendimentos proporcionais ao valor resgatado, ou seja, se for realizado um resgate de 50% sobre valor principal da aplicação serão pagos 50% de IOF e IR. 

...

  • Para o correto cálculo dos rendimentos para aplicações do tipo Fundo de Investimentos, não deverão ser cadastradas cotações em feriados e finais de semana.
  • Ao inserir movimentação na aplicação financeira caso não tenha cotação cadastrada para um dia útil "dentro do período atual da aplicação", o sistema exibirá mensagem e o processo em execução não será finalizado.
  • Ao calcular o saldo da Aplicação financeira o sistema informará que obrigatório o cadastramento da cotação até a data D-1, ou seja, um dia antes data atual nas aplicações de natureza CDB e Fundos de Investimento.
  • Nas Aplicações Financeiras de natureza Poupança o sistema só exigirá o cadastramento de cotação de aplicações com vencimento em 29, 30,31 no 1º dia útil do mês seguinte.
    - Na aplicação financeira é possível fazer um resgate ao longo do mês e ainda fazer uma nova aplicação antes do encerramento mensal, mas se ao final do mês a aplicação financeira estiver com saldo zerado, esta será considerada como encerrada no sistema.
  • Quando uma aplicação tem o saldo zerado, mesmo que momentaneamente, todo o histórico passado é totalmente encerrado e inicia uma nova etapa de cálculos, totalmente independente, ou seja, se a aplicação financeira conseguir aceitar uma nova aplicação partindo de um saldo zerado, todo o histórico passado é ignorado para efeito de cálculos. 

Comparativo de Aplicações:
Image Modified

Image ModifiedVeja Também





Image Modified

Informações Complementares

...

Incluir Tipo de Aplicação
 
Movimentos da Aplicação Financeira

...

Inserir Nova Aplicação
 
Encerramento de Período
 
Ajuste Positivo
 
Ajuste Negativo
 
Resgate
 
Integração Contábil
 
Estorno Contábil
 
Contabilização das Provisões de IR e IOF
 
Cálculo da Aplicação Financeira
 

Image Modified

Veja Também

...

Imposto de Renda sobre Fundo de Investimento

Simulador de Aplicações Financeiras

Fórmulas da Aplicação Financeira