Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleCDB

Os CDB's são títulos privados, emitidos por banco comercial, múltiplo, de investimento ou caixas econômicas, junto aos seus clientes pessoa física, jurídica ou outros bancos, com o intuito de captar dinheiro para realizar financiamento para outros clientes. O CDB é um tipo de aplicação financeira para quem procura rendimentos pré ou pós - fixados, liquidez diária ou no vencimento. Ao realizar um investimento em CDB, é como se você estivesse emprestando dinheiro ao banco por determinado período, pode ser meses ou anos, e este banco emprestará este dinheiro para outras pessoas por uma taxa maior. Ao final deste período, você recebe de volta seu dinheiro e mais uma taxa de juros (rendimentos). Esta taxa é acordada no momento da aplicação. Quando há muita procura por crédito no mercado, o banco poderá pagar juros mais altos pelo CDB, tentando atrair mais investidores. Quando a procura por crédito é pouca, o banco reduzirá o valor da taxa para desestimular o investimento. Como o CDB é uma aplicação com remuneração negociada, as instituições financeiras concedem taxas melhores de acordo com o volume do investimento e dos prazos da aplicação, ou seja, quanto maior o investimento, maior a chance de conseguir taxas melhores. Assim, é importante negociar bem a taxa e ficar atento às diferentes ofertas.

O CDB é dividido em duas modalidades:


CDB Pós-Fixado

No CDB pós-fixado, você só conhecerá a valorização de seu rendimento no vencimento da aplicação.
Remuneração: É composta por uma taxa de juros pré-estabelecida na data da aplicação mais uma taxa variável que utiliza certo índice.
Liquidez: Diária.
No fluxo de Caixa, quando uma aplicação financeira do tipo CDB pós-fixado não possui cotação em uma determinada data, o sistema irá levar em consideração a última cotação anterior à Data.
Obs.: A aplicação financeira do Tipo CDB pós-fixado só irá aparecer no fluxo de caixa, caso o vencimento da aplicação esteja dentro do período do fluxo.


Observação:

Em determinados casos, o banco pode arbitrar uma taxa diferente daquela contratada no momento da aplicação, em caso de um resgate antecipado. Nestes casos, o extrato costuma detalhar no resgate indicando o valor do capital sobre o qual o resgate está incidindo, além do rendimento e impostos desta operação (vide abaixo). O procedimento recomendado pelo sistema é: 1) Fazer um resgate pelo valor do capital indicado no resgate na aplicação principal, na própria data de início da aplicação, reduzindo assim o principal que será rentabilizado até a data de vencimento contratada; 2) Cadastrar uma nova aplicação de CDB no sistema para cada resgate informado, indicando o valor do capital como valor investido na mesma data de investimento da aplicação original, e a data efetiva do resgate indicada como data de vencimento. Normalmente a taxa efetiva praticada no resgate antecipado não vem destacada no extrato (se o banco puder informar, indique-a), caso não esteja indicada use a mesma taxa da aplicação original e efetue os devidos ajustes a maior e a menor, na rentabilidade e nos impostos.


CDB Pré-Fixado

É a única modalidade de aplicação financeira dentre as disponíveis no mercado em que o investidor sabe, no ato da aplicação, o valor do resgate, pois a taxa no prazo contratado é mantida independentemente da situação do mercado financeiro.
Remuneração: É composta unicamente por uma taxa de juros fixa determinada na data da aplicação, sempre referida ao ano.
Liquidez: Somente no vencimento da aplicação.
Os resgates realizados nos 30 primeiros dias de aplicação terão incidência de IOF calculados através da tabela regressiva de IOF, já a incidência de IR é calculada utilizando 20% nos rendimentos gerados em 2004 e pelo uso da tabela regressiva de IR para os rendimentos gerados a partir de 2005.  Tais impostos serão pagos sobre os rendimentos proporcionais ao valor resgatado, ou seja, se for realizado um resgate de 50% sobre valor principal da aplicação serão pagos 50% de IOF e IR. 

...